segunda-feira, 1 de julho de 2013

O Princípio do Trimtab


         Hoje é aniversário de 30 anos da morte de Buckminster Fuller, que faleceu aos 87 anos. Seu túmulo, em Massachusetts, traz os dizeres: "Me chame de Trimtab". Em uma entrevista de 1972, Fuller explica sua metáfora: 
"Something hit me very hard once, thinking about what one little man could do. Think of the Queen Mary -- the whole ship goes by and then comes the rudder. And there's a tiny thing at the edge of the rudder called a trim tab.
It's a miniature rudder. Just moving the little trim tab builds a low pressure that pulls the rudder around. Takes almost no effort at all. So I said that the little individual can be a trim tab.
Society thinks it's going right by you, that it's left you altogether. But if you're doing dynamic things mentally, the fact is that you can just put your foot out like that and the whole big ship of state is going to turn.
So I said, call me 'Trim Tab.'"

         
       Fuller, que foi marinheiro em sua juventude, conhecia bem o trimtab. Uma pequenina peça presente no leme dos navios (e também em aviões) que tem o poder de deslocar toda a gigantesca embarcação. Nesta bela metáfora, como em toda sua filosofia, ele está falando mais do que de si mesmo, pois sua própria vida é uma representação do poder de um indivíduo, todo e qualquer indivíduo. 
          O princípio do trimtab ilustra que um indivíduo pode fazer a diferença, pode guiar o barco. É importante ressaltar que "guiar" não significa estabelecer um caminho dogmático pelo qual será seguido, mas sim tomar atitudes individuais no sentido da famosa frase de Gandhi, "Seja a mudança que você quer ver no mundo". A perspectiva que Fuller nos traz é que essas atitudes podem ter influências bem maiores do que se imagina, pois podem gerar uma onda de impacto que não pode nem mesmo ser prevista. Ele também dizia: 
"Uma das coisas que aprendi foi não tentar convencer ninguém, não tentar vender nada. Você vê o que precisa ser feito e faz."
          Sua filosofia prática era evidentemente radical. Deixou de lado até mesmo as esperanças de que a política pudesse resolver os problemas na humanidade. Antes, acreditava no poder do indivíduo, na integridade e responsabilidade de cada um como a única forma de caminharmos a frente. Três décadas após esta mente tão inspiradora ter nos deixado, fica aqui o convite para que não tenhamos medo do quão grandes os desafios da vida e os problemas pareçam ser, mas que trabalhemos para alavancar nosso poder individual para promover transformações. 
"De fato, é sempre por causa de uma pessoa que todas as mudanças que importam acontecem. Então seja essa pessoa."
           O vídeo abaixo (dublado em português) mostra uma animação em que é possível entender como funciona o trimtab, além de trazer alguns exemplos de como este princípio pode ser aplicado:



 
/*Mobile--------------------------------------*/ .mobile .post-body {font-size: 20px;} .mobile .date-header span {display: none;} .mobile .comment-link{ display: none;} .mobile .body {width: 800px;}