domingo, 9 de junho de 2013

Pré-Exposição e Livros

Nosso material de pesquisa, livros e DVDs. Agradecimento especial à Márcia Anaf Wagner (colecionadora) pelos empréstimos e apoio no projeto.
         Para o Circuito das Artes II, um evento em que todos os projetos do Programa Aluno Artista fazem as apresentações finais, o Projeto Universo Visionário de Fuller preparou uma instalação na Biblioteca Central da Unicamp, com os 3 objetos de intervenção (Cobaia B, Espaçonave-Terra e Tensegrity), uma mesa com 5 livros em exposição e marca-páginas para as pessoas levarem para casa, além da exibição de um vídeo. A instalação ocorreu de 26/04 a 03/05/2013.



Exposição de livros na BC
Exibição de vídeo no saguão da biblioteca
     Assista abaixo o vídeo exibido (legendado em português), que consiste de trechos retirados do documentário "Design Ecológico - Inventando o Futuro", incluindo trechos sobre Fuller. O documentário completo também pode ser visto online, em versão dublada.


       Com o fim da instalação, os livros ficaram expostos na entrada da BAE, Biblioteca da Área de Engenharia e Arquitetura, no 2ºandar da BC, para onde foram doados os 3 livros adquiridos no início do projeto. Os livros foram mantidos como consulta durante o mês de maio durante a Exposição Final no Instituto de Química e estão sendo liberados para empréstimo hoje. Confira abaixo seus nomes e números de chamada. 

Livros expostos na entrada da BAE

  • Baldwin, J. Bucky Works - Buckminster Fuller’s Ideas for Today. 1996.
       Nº de chamada: 620.0092 B193b
     Um ótimo livro introdutório e geral sobre as idéias de R.B.Fuller, destaca suas invenções e traz diversas fotografias. Recomendado para o público em geral. 
  • Edmondson, A.C. A Fuller Explanation - The Synergetic Geometry of R.Buckminster Fuller. 2007. 
        Nº de chamada: 003 Ed58f
     Um fascinante e esclarecedor exemplar para quem deseja mergulhar na ciência da Sinergética e compreender a geometria por trás das invenções e filosofia de R.B.Fuller. Obrigatório para o entendimento do livro Synergetics.

  • Fuller, R.B. Critical Path. 1981.
       Nº de chamada: 801.95 F959c
       Este foi o último livro escrito por R.B.Fuller e resume o trabalho de sua vida inteira em uma análise geral da crise política, econômica, ambiental e ética da humanidade. Um resumo dos principais tópicos pode ser encontrado aqui.

     Além dos livros doados, podem ser encontrados na BC os livros "Manual de Operação para a Espaçonave Terra", que é o único livro em português de R.B.Fuller e um bom resumo de vários aspectos do seu pensamento e "Synergetics - Explorations in the Geometry of Thinking", este último que também pode ser lido neste link, mas que possui uma linguagem bastante complicada, sendo essencial a leitura do livro "A Fuller Explanation" mencionado acima para seu esclarecimento.
    Por fim, recomendamos a visita ao acervo de História da Arte do IFCH onde encontra-se um exemplar do belo livro "Buckminster Fuller: Starting with the Universe" (2008) dos editores Hays e Miller. O livro, feito a partir de uma exposição no Whitney Museum of American Art, traz um tributo apaixonante às idéias de Fuller, incluindo um encarte colorido com reproduções de desenhos originais
        Esperamos que estes livros inspirem muitas mentes e tragam idéias positivas para a comunidade da Unicamp!

 
/*Mobile--------------------------------------*/ .mobile .post-body {font-size: 20px;} .mobile .date-header span {display: none;} .mobile .comment-link{ display: none;} .mobile .body {width: 800px;}