domingo, 9 de junho de 2013

Tensegrity

"Nossos olhos não podem ver as moléculas individuais na delicada bolha de sabão transparente, nem podemos detectar as atrações químicas cordais entre as moléculas. No entando elas existem, explica Fuller, e é nossa responsabilidade entender e ensinar a verdade sobre o Universo. Mais uma vez, sua meta era prover modelos tangíveis para fenômenos de outra forma invisíveis." (Edmondson, A Fuller Explanation)       
 
      O terceiro objeto de intervenção do projeto, o "Tensegrity", chegou à Unicamp junto com o outono, em 5 intervenções distintas. O objeto consiste de 6 bambus suspensos no ar por cabos de aço e como de costume, não veio com instruções. Despertou a curiosidade do público, pois sua estrutura não é familiar por aqui.




"Tensegrity" na Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação
"Tensegrity" no Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica (IMECC)
      Mas o que é afinal um Tensegrity? A palavra foi inventada por Fuller como uma contração de "tensional integrity", que é um dos aspectos da Sinergética - a geometria que Fuller criou para expressar a forma como o universo funciona. A Sinergética é uma abordagem matemática completamente nova, que se relaciona com o mundo concreto, fugindo da abstração e de modelos complicados demais para que uma pessoa comum entenda. Mas estamos tão acostumados com uma ciência tremendamente complicada que pode ser difícil, num primeiro momento, passar a pensar de forma simples. Esta era uma das propostas de Buckminster Fuller, que explorou o universo da forma e da estrutura de uma maneira bastante original e percebeu que nosso futuro no planeta Terra depende muito de nossa compreensão da forma como a natureza funciona.

"Needle Tower", uma torre tensegrity de 18m de altura feita por Kenneth Snelson.  1968.
   O objeto "Tensegrity" foi um modelo desenvolvido por um aluno de Fuller, Kenneth Snelson, para ilustrar a combinação de forças de tensão (que puxam) e compressão (que empurram) que a natureza está utilizando e que é a chave para modelar estruturas que otimizam a quantidade de materiais empregada. No Tensegrity existem componentes isolados de compressão (barras) dentro de uma rede contínua de tensão (cabos), o que permite que a força aplicada seja distribuída uniformemente por toda a estrutura e confere resistência à deformação. Essa propriedade também é verificada no domo geodésico - a invenção mais famosa desenvolvida por R.B.Fuller, que é também a estrutura mais forte já construída por quantidade de material.

Domo Geodésico feito para a Expo 67 em Montreal
   Fuller afirma que o Universo, visto em qualquer escala, de átomos à galáxias, é feito de ilhas de compressão num mar contínuo de tensão. Uma de suas mensagens essenciais é de que a humanidade pode aprender muito dos princípios da natureza. Temos feito por milhares de anos construções maciças e pesadas que não se aproveitam desses princípios eficientes. E é aí que começa a ciência do design. 

Leitura recomendada: Edmondson, A.C. A Fuller Explanation - The Synergetic Geometry of R.Buckminster Fuller. 2007. (Disponível na BAE/BC Unicamp - doação do Projeto)

 
/*Mobile--------------------------------------*/ .mobile .post-body {font-size: 20px;} .mobile .date-header span {display: none;} .mobile .comment-link{ display: none;} .mobile .body {width: 800px;}